PRINCÍPIO DA ENTIDADE E A IMPORTÂNCIA DA SEPARAÇÃO DE CONTAS

12 de abril de 2021

INFORMATIVO 002/2021

Todo pequeno e médio empresário muitas vezes acaba tendo dificuldade na separação das contas pessoais das contas da empresa (pessoa jurídica), isso acontece muitas vezes devido a falta de gestão da empresa, ou por ser uma empresa familiar.

Porém é importante que isso seja feito, tendo em vista um dos princípios básicos da contabilidade, o princípio da entidade, esse princípio deixa claro que somente deverá ser movimentado em nome das empresas coisas que sejam geradas pela pessoa jurídica em questão, ou seja, não pode misturar dinheiro, bens, contas e dividas de outras pessoas jurídicas ou de pessoas físicas.

Vale ressaltar que também é imprescindível essa separação pois o fisco acaba levando em conta toda a movimentação da empresa em caso de ação fiscal, logo se você movimentar coisas que não são da empresa em contas dela por exemplo, ficará passível de multa, pagamento a maior de imposto em caso de arbitramento de valor entre outras penalidades.

Para nós, contadores, o ideal é que você mantenha contas correntes em nome da pessoa jurídica e nela movimente somente coisa relacionadas a esta entidade, sempre acompanhada de documento fiscal (nota, recibo, folha de pagamento e outros) e que tenha em mãos comprovantes e outros documentos para que possamos fazer o registro de todos os fatos contábeis a fim de levantar o resultado real produzido pela sua empresa.

Em caso de duvidas orientamos que entre em contato com seu contador para que ele possa te auxiliar da melhor forma em cada caso.

É sempre melhor buscar orientação antes do que pagar o preço mais alto depois.

Galeria de Fotos: